O Grêmio busca reforçar sua defesa e apresentou uma oferta para contratar Joaquim, zagueiro titular do Santos na temporada de 2024. A proposta foi feita recentemente, mas foi recusada pelo clube santista.
O Tricolor Gaúcho fez uma investida pelo zagueiro Joaquim, oferecendo o meia-armador Nathan Pescador e cerca de 1 milhão de euros, com o salário do jogador sendo integralmente coberto pelo Grêmio. No entanto, o Santos considerou a oferta inadequada, recusando-a por não ter interesse em Nathan Pescador e por considerar o valor financeiro muito baixo.
Segundo informações do repórter Kaliel Dorneles, o Santos já tem uma contraproposta para liberar Joaquim para o Grêmio. O clube paulista pediu o empréstimo do atacante Nathan Fernandes e do zagueiro Gustavo Martins como parte do negócio para viabilizar a transferência do zagueiro para Porto Alegre.
O Santos, detentor de 60% dos direitos econômicos de Joaquim, estabeleceu um preço de cerca de 7 milhões de euros para negociar sua parte nos direitos do jogador. Os 40% restantes pertencem ao Cuiabá, clube anterior de Joaquim antes de sua transferência para a Vila Belmiro.
Joaquim tem contrato com o Santos até o final de 2026 e é uma peça chave na equipe treinada por Fábio Carille. O jovem zagueiro foi titular em todos os 15 jogos disputados pelo Santos na temporada de 2024, contribuindo com dois gols marcados.