O Grêmio surpreendeu nesta sexta-feira ao anunciar a chegada de um reforço de peso para a temporada: Rafael Cabral. O goleiro de 33 anos vem por empréstimo sem custos até o término do ano, com uma opção de compra inclusa no acordo. Essa movimentação no mercado também envolveu a saída de outro jogador da posição: Gabriel Grando, que foi emprestado ao Cruzeiro nas mesmas condições.
Rafael Cabral estava em sua terceira temporada na Raposa, onde deixou sua marca. Chegou em 2022 para ocupar o posto deixado por Fábio, um verdadeiro ícone do clube. Sua performance foi fundamental na campanha que levou o Cruzeiro de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2023, destacou-se como o segundo goleiro com mais defesas difíceis na Série A e contribuiu para que o Cruzeiro fosse a defesa menos vazada do Brasileirão.
Entretanto, este ano não começou tão bem para o goleiro, enfrentando críticas da torcida após alguns eventos infelizes. O ápice dessa insatisfação se deu durante a partida contra o Alianza, pela Sul-Americana, quando o Cruzeiro abriu 3 a 0 e acabou sofrendo o empate no Mineirão, com uma falha de Cabral. O jogador pediu desculpas, mas logo manifestou o desejo de ser negociado.
Com uma trajetória que inclui passagens por grandes clubes brasileiros e europeus, Rafael Cabral teve uma carreira sólida. Revelado pelo Santos, passou quase nove temporadas na Europa, defendendo as cores do Napoli, Sampdoria e Reading. No Cruzeiro, entre 2022 e 2024, acumulou 120 partidas e conquistou o título da Série B.
Ficha técnica:
Nome completo: Rafael Cabral Barbosa Data de nascimento: 20/05/1990 Naturalidade: Sorocaba/SP Clubes: Santos (2010), Napoli/ITA (2013), Sampdoria/ITA (2018), Reading/ING (2019) e Cruzeiro (2022)