O Grêmio está trabalhando para reforçar seu elenco, ao mesmo tempo em que considera possíveis saídas de jogadores visando o restante da temporada. Na janela de transferências de abril, o clube já permitiu que três jogadores deixassem o time, pois não estavam nos planos da comissão técnica.
Entre os jogadores que deixaram o Grêmio, Bruno Uvini, que estava na última posição na hierarquia defensiva, acertou sua transferência para o Vitória, com contrato até o final de 2025. Rubens, outro jogador que perdeu espaço, foi emprestado à Chapecoense até o final deste ano, após ficar fora da lista de inscritos para a Libertadores.
Josué, lançado pelo técnico Renato Portaluppi na temporada passada, também está deixando o clube, com destino ao Houston FC, da Major League Soccer, em um acordo de empréstimo com opção de compra.
Felipe Carballo, que não atuou em 2024, pode ser negociado, com o departamento de futebol tentando vendê-lo durante a janela de transferências da metade da temporada. Cuiabano, cujo contrato termina este ano, também pode ser negociado, com interesse de clubes italianos como Atalanta e Torino.
Além disso, o goleiro Gabriel Grando, sem espaço no elenco, está disponível no mercado, e o Grêmio está aberto a ofertas por ele. Everton Galdino e Nathan Pescador também estão na lista de jogadores negociáveis.
Enquanto Galdino recebeu sondagens do mercado mexicano, nenhuma proposta formal foi feita ao Grêmio. Já Nathan recebeu interesse do Criciúma e Goiás, mas prefere permanecer em Porto Alegre e continuar no clube.
Por fim, JP Galvão e Lucas Besozzi, cujos empréstimos terminam na metade deste ano, não terão suas opções de compra exercidas pelo Grêmio.